Reorganize com Priscila Sabóia, Personal Organizer — Formação de personal organizers

Semana “Declutter” – como se organizar pro despapego

Você sabe o que significa o termo “declutter”? É um termo em inglês e que já está sendo muito utilizado aqui no Brasil, sem maiores delongas, significa “se desfazer daquilo que traz a desordem pra sua vida”.

Então aqui em casa, 1x por ano eu faço a “Semana Declutter”. É uma semana mais tranquila em que eu vou passando por todos os cômodos da casa, avaliando e tirando tudo que nós acumulamos de “tralha”. Sim, tralha! Nós, seres humanos, guardamos muita tralha, achando que um dia vamos usar, mas é mentira. E chega um momento em que devemos tomar uma atitude (doar, vender, jogar fora) para que isso não traga mal estar pra nossa casa e pra nossa vida. Gosto de fazer nessa parte do ano pois o fim de ano está chegando, muitas festa, viagens e etc…Então, é um ótimo momento para eu ter minha casa mais organizada e começar o novo ano mais feliz.

O “declutter” é importante pois, costumo dizer que quanto mais espaço nós temos, mais nós nos espalhamos. Sinto isso na pele, pois depois que me mudei de um 2 quartos para 3 quartos, a gente sente necessidade de guardar cada vez mais coisas. Deixamos pra depois a avaliação da real necessidade daquele item na nossa casa ou na nossa vida, e com isso vamos acumulando.

Eu começo pelos armários: tiro peças que não uso há muito tempo, experimento e já coloco de lado tudo que não ficou bom. O que fica bom mas que eu sei que não usei no último ano, vai pro saco de doação também.

Foto: Algumas roupas que separei pra doação

 

Depois pelos armários da casa: tranqueirinhas que guardamos, tomadas que não funcionam, guarda-chuva velho e vagabundo, bolsas descosturadas que sei que não vou levar pra consertar, carregadores de celulares que nem existem mais…tudo pro saco!

Claro que faço isso aos poucos, eu digo que é a semana do Declutter, mas pode durar 1 mês, dependendo do meu tempo e da minha paciência. Gosto de fazer nessa época do ano também porque sempre tem muita coisa boa que queremos doar, e no final de ano existem várias ações de caridade onde há doação de roupas, brinquedos, utensílios, etc…

Foto: Cortinas e um vaso de plantas que encontrei guardados e nunca vou usar. Doação já!

Aproveito para rever móveis que quero dar uma cara nova também e já separo pra fazer. Isso é MUITO IMPORTANTE! Quer mudar alguma coisa: consertar uma roupa, reformar um móvel, trocar um lustre que você já comprou e não colocou no lugar. Estabeleça prazos! Coloque no papel mesmo: eu vou fazer isso em x dias ou meses. Se você não fizer naquele prazo, não vai fazer mais. Não tenha medo, passe o móvel ou roupa pra frente, pra alguém que realmente vai fazer ou usar.

Esse fim de ano é legal também porque estamos sempre com um espírito mais aflorado de caridade, família, amor e afeto. Então aproveite esse espírito para pensar que o real valor da vida está nas relações com sua família e com as pessoas que você ama, e não nas coisas que compramos.

Aproveite essa “limpa” na casa também para ver o que você precisa. Às vezes temos tantos lençóis que quando vamos fazer uma limpa, vemos que estão todos velhos e precisamos de lençóis novos. MAS NÃO ESQUEÇA: para entrar, tem que sair. Doe os antigos e compre novos. Assim sua casa nunca vai ficar cheia de tralha.

Então, se animou?